O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados abriu nesta quarta-feira, 30, processos contra sete deputados.
São eles André Fernandes (PL-CE), Marcon (PT-RS), Glauber Braga (Psol-RJ), Abilio Brunini (PL-MT), Ricardo Salles (PL-SP) e Zucco (Republicanos-RS) e Sâmia Bomfim (Psol-SP).
Contra o cearense, foi aberto o processo (18/23), referente à Representação 19/23, do PT, que acusa Fernandes de racismo durante um debate sobre a reforma tributária no Plenário.
“Diversas afirmações do representado são marcadas por uma postura racista e discriminatória, pela ridicularização da questão racial e de identidade de gênero, ao falar em tom jocoso que a raça devia ser ‘de boi’”, diz o documento.
Além de instaurar os novos processos contra os sete deputados, o presidente do Conselho de Ética sorteou a lista tríplice para a escolha dos relatores desses casos.
O presidente do conselho, Leur Lomanto Júnior (União-BA), escolherá o relator de cada caso a partir da lista tríplice sorteada.
Foram sorteados para a possível relatoria do caso de André Fernandes os deputados Chico Alencar (Psol-RJ), Gutemberg Reis (MDB-RJ) e Bruno Ganem (Pode-SP).