Os ataques orquestrados por milicianos, na cidade do Rio de Janeiro, no início da semana, que resultaram em pelo menos 35 ônibus queimados, vêm acompanhados por graves recados aos governos federal e estaduais.
Siga o Poder News no Instagram.
O principal deles – por óbvio, ressalvando-se as exceções: é nefasto o resultado, quando o poder público vira sócio do crime organizado.
Lá, os grupos começaram tímidos, nos morros, há umas cinco décadas. Depois, desceram para o asfalto. Agora, ocupam cadeiras em todos os poderes do Estado.
Luizianne
A presença da pré-candidata Luizianne Lins (PT), nos últimos dias, ao lado do governador Elmano de Freitas (PT), foi um sinal: a ex-prefeita está no páreo, apesar de não depender somente do chefe do Executivo.
Na contabilidade política, a petista teria 2/3 dos votos, no Diretório Municipal, para ser ungida candidata. Isso a meses antes da definição.
Fator Guilherme
Deputado estadual em exercício, o presidente do PT de Fortaleza, Guilherme Sampaio, é pré-candidato à sucessão de José Sarto (PDT).
Se o parlamentar persistir e chegar às vias de fato, indo para votação, no Diretório Municipal, poderá tirar votos da ex-prefeita Luizianne Lins.
Pela regra, somente quem conseguir 2/3 terá a candidatura garantida.