O potencial de faturamento do comércio varejista online e físico de Fortaleza com a Black Friday 2023 é de R$ 350 milhões, data em que 44,1% dos consumidores cearenses estão dispostos a ir às compras.
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Dados são da Pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para Black Friday 2023.
Realização é do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio-CE).
O valor mantém este evento de compras como o terceiro mais importante para o varejo, servindo como importante fator de redução da sazonalidade no período que antecede as festas de fim de ano.
A concentração de promoções é o fator mais percebido pelo consumidor como oportunidade para compras necessárias com desconto, citado por 73,9% dos entrevistados
Perfil do consumidor 2023
Em 2023, a Black Friday será no dia 24 de novembro.
No ano passado o evento coincidiu com o primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo, não haverá concorrência na atenção do consumidor, de modo que se projeta um crescimento nominal de 11,1% no faturamento total.
Perfil da pesquisa
No perfil do consumidor que pretende ir às compras (44,1%), há preponderância do grupo de sexo masculino, com 45,9% de resposta afirmativa, com idade entre 21 e 35 anos (54,5%) e no estrato de renda mensal familiar de mais de dez salários mínimos (60,8%).
De modo geral, 46,4% dos consumidores pretendem comprar mais produtos do que no mesmo evento do ano passado, contribuindo para o aumento significativo no faturamento projetado para a data.
Com relação à disposição para os gastos, 44,1% dos entrevistados revelaram a intenção de realizar compras de valor superior a R$ 1.000.
O grupo com maior intenção de compras é liderado pelos homens (46,7% pretendem consumir mais de R$ 1.000), na faixa etária superior a 36 anos (52,5%) e com renda familiar mensal de mais de dez salários mínimos (73,3%).
Os mais entusiasmados pretendem comprar mais de três produtos (32,0% dos entrevistados), levando o gasto médio por consumidor para R$ 452.
O consumidor buscará parcelar suas compras, com 61,2% dos que pretendem comprar afirmando esse desejo.
Dessa forma, o cartão de crédito (59,4% de citação) e o crediário (1,6%) serão usados como forma de viabilizar o parcelamento. Pagamentos à vista (dinheiro, Pix ou cartão de débito) foram citados por 38,8% dos entrevistados.
A pesquisa mostra que a procura se concentra em seis categorias principais de produtos: eletrodomésticos (31,7% de intenção de compra), roupas e artigos de vestuário (28,8%), calçados (20,5%), eletrônicos (16,2%), artigos e utensílios domésticos (13,4%) e aparelhos de telefonia celular e smartphones (11,9%).