Em reunião com prefeitos, no Palácio da Abolição, em Fortaleza, o governador do Ceará, Elmano Freitas (PT), discutiu o fomento à criação de novos polos da Universidade Aberta do Brasil no estado.
Siga o Poder News no Instagram.
Ao Ceará, estão destinadas 13.800 vagas distribuídas entre as sete instituições públicas de ensino superior: UFC, UFCA, Unilab, IFCE, Uece, UVA e Urca.
O prazo para solicitação de criação de novos polos pelos municípios é 30 de novembro de 2023.
A iniciativa se alinha com um edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que fomentará até 260 mil novas vagas em cursos de graduação e especialização lato sensu.
Estas são na modalidade EaD (Ensino a Distância) e são destinadas às Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes) integrantes do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), de 2024 a 2026.
“Ofertar o ensino superior no Interior do estado democratiza o acesso dos jovens à universidade, principalmente para quem não tem condições financeiras para estudar em outra cidade. Ter acesso ao curso superior é a oportunidade de transformar sua realidade e construir um futuro com mais possibilidades no mercado de trabalho”, pontuou o governador do Ceará, Elmano de Freitas.
Universidade Aberta do Brasil
O programa busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância.
A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados.
Também pretende ofertar cursos a dirigentes, gestores e outros profissionais da educação básica da rede pública.