A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) aprovou nesta quarta-feira, 29, o Projeto de Lei que estabelece o Passe Livre Intermunicipal, nomeado de VaiVem para moradores da Região Metropolitana de Fortaleza.
Siga o Poder News no Instagram.
A matéria foi aprovada por unanimidade. Proposta é uma promessa de campanha do governador do Estado, Elmano de Freitas (PT).
Recentemente, o presidente da Alece, Evandro Leitão (PDT), informou que o programa, que antes incluía apenas moradores da região metropolitana da capital cearense, agora deve contemplar os residentes de Fortaleza.
Emenda está em votação, tendo provocado discussão na Casa Legislativa. “O Programa VaiVem Livre beneficiará os residentes nos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, exceto os da Capital”, dizia, antes, o texto.
Discussão
O deputado Sargento Reginauro (União Brasil) anunciou previamente que votaria a favor do VaiVem, no entanto, reiterou que os parlamentares da base do governo deveriam “agradecer à oposição”.
Segundo ele, foi o grupo que questionou o fato dos moradores da Capital não estarem inseridos no texto.
“Você, fortalezense, só vai ser incluído (no projeto) porque a oposição desta Casa disse que você foi colocado de fora”, pontuou.
“O governador excluiu Fortaleza por causa da sua briguinha política com o prefeito, só por isso. Vamos continuar dizendo a verdade e é isso que tá doendo”.
Defesa do Governo
O deputado Guilherme Sampaio (PT) criticou a oposição, por concordar com a medida, mas “quer mandar no voto do relator”, Evandro Leitão.
“É a primeira vez que eu vejo a oposição, sendo minoria, querer mandar no voto do relator, mandar no voto da maioria dos membros da Comissão de Justiça, na da maioria dos membros das Comissões Temáticas, para querer fazer a vontade do seu umbigo”, disse.
Durante o discurso, Sampaio alfinetou a gestão do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), quando elogiou a proposta de Elmano.
Segundo ele, o correligionário implantou uma medida que beneficiará a população ainda no primeiro ano de gestão, diferentemente do pedetista, que sugeriu o passe livre estudantil no seu terceiro ano de mandato.