
O presidente do PSB Ceará, Eudoro Santana, confirmou que o senador Cid Gomes (PDT) e sua ala política no PDT se filiarão na nova sigla até o mês de fevereiro de 2024.
Siga o Poder News no Instagram.
“Já está tudo certo, deixamos tudo certo. Filiação ocorre até o final de janeiro ou início de fevereiro”, disse o político ao jornal Opinião CE.
De acordo com o pessebista, entretanto, há de haver cautela com a filiação dos deputados. “Não vamos fazer isso [a filiação] enquanto não tiver uma solução para não serem prejudicados em relação ao mandato”, afirmou.
Como os deputados e vereadores são eleitos em eleições proporcionais, eles não podem mudar de partido sem que tenham anuência referendada pela Direção da sigla.
Acerca dos prefeitos aliados a Cid, Eudoro afirmou que em apenas “uns três ou quatro municípios são observados problemas”.
“Mas já está praticamente resolvido. Acho que não vai haver problema. Os que querem, que decidirem ir ao PSB, todos irão tranquilamente”, completou.
Entenda
Fruto de uma intensa disputa por poder no PDT cearense, Cid, 14 deputados estaduais – entre titulares e suplentes -, quatro deputados federais, pelo menos 40 prefeitos e diversos vereadores devem se filiar ao PSB.
Com cerca de 45 prefeitos aliados ao senador, a expectativa de Cid era de que todo o bloco fosse para a mesma sigla.
No último dia 18 de dezembro, em reunião entre o senador e seus aliados, o grupo adiou a escolha pelo novo partido.
Nesta quarta-feira, 27, foi divulgado que os políticos iriam ao partido de Eudoro, Geraldo Alckmin (PSB) e Carlos Siqueira (PSB).