Juazeiro do Norte deu início aos trabalhos desenvolvidos pelo projeto Agente Jovem Ambiental (AJA). O programa promove a educação e práticas ambientais com jovens das comunidades.
A iniciativa é do Governo do Estado, em parceria com a Autarquia de Meio Ambiente, Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos e Escola Ambiental Monsenhor Murilo.
O projeto visa incentivar os jovens, de 15 a 29 anos, para o desenvolvimento de ações ambientais nas suas respectivas localidades. Em contrapartida, oferece uma bolsa de 200 para incentivar a permanência no projeto.
O período de duração do edital é de dois anos, e contempla estudantes que estejam ou que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas. Para o desenvolvimento das atividades, a Secretaria de Meio Ambiente realiza curso de capacitação.
De acordo com a coordenadora regional do programa, Ana Paula Guerreiro, a expectativa é de ganho econômico, com o pagamento da bolsa; ganho em desenvolvimento sustentável, com as boas práticas ambientais, além de retirar os jovens da ociosidade.