O Comitê de Política Monetária (Copom), órgão do Banco Central (BC), anunciou nesta quarta-feira, 20, o sexto corte seguido da taxa básica de juros do país, a Selic.
Siga o Poder News no Instagram.
Na decisão, índice foi reduzido em 0,5 ponto percentual, resultando no valor de 10,75% ao ano. No mês anterior, taxa estava em 11,25%. A redução era esperada pelo mercado.
O patamar é o menor nível desde março de 2022, quando também estava em 10,75% ao ano.
Desde agosto do ano passado, o Copom manteve ciclo de baixa dos juros, a partir de cortes de 0,5 ponto porcentual. Antes, a taxa foi mantida em 13,75% por sete vezes seguidas.
Segundo estimativa do mercado, registra no último relatório Focus, a taxa básica deve chegar a 9% no fim de 2024 e a 8,50% em 2025.
A próxima reunião do Copom está agendada para os dias 7 e 8 de maio.
O que é a Selic?
A taxa de juros é o principal instrumento de política monetária do Banco Central utilizado para manter a inflação dentro da meta.
A redução da Selic tornam o crédito mais barato e incentiva a produção e o consumo.
Por outro lado, taxas mais baixas dificultam o controle da inflação, o que leva o aumento de preços tanto para produtores como para consumidores.
Para cortar a Selic, a autoridade monetária precisa estar segura de que os preços estão sob controle e não correm risco de subir.
*Com informações da Agência Brasil