A audiência foi requerida pelo deputado Renato Roseno (Psol) / Divulgação

O fortalecimento da Política Estadual Cultura Viva no Ceará foi tema de audiência pública realizada nesta quarta-feira, 7, pela Comissão de Cultura e Esporte da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).

A Política Estadual Cultura Viva foi instituída em 2018 pela com o objetivo de promover a produção e difusão da cultura e o acesso aos direitos culturais à população cearense, constituindo-se como política de base comunitária, territorial e ou temático-identitária, do Sistema Estadual de Cultura do Estado do Ceará.

A audiência, realizada no auditório Murilo Aguiar, foi requerida pelo deputado Renato Roseno (Psol) com subscrição da deputada Larissa Gaspar (PT) em atendimento à solicitação da Comissão Cearense Cultura Viva.

Entre os encaminhamentos do debate estão a avaliação e revisão da Política Estadual Cultura Viva, o reforço orçamentário e a articulação interinstitucional para debater e efetivar a Política. 

A deputada Emília Pessoa (PSDB), presidente da Comissão de Cultura e Esporte da Alece, destacou a importância do debate para a cultura e afirmou que é necessário que a área seja tratada com prioridade, pois gera oportunidade, movimenta a economia e promove transformações. 

O deputado Renato Roseno comentou a grande capacidade de capilarização da Política Cultura Viva, reiterando a relação com os territórios e a forma como chega a locais que, muitas vezes, não têm acesso a equipamentos culturais.

Roseno afirmou que o Ceará é um dos três estados que possui uma política estadual Cultura Viva, garantindo o protagonismo social, político,  recursos e ferramentas para o desenvolvimento da cultura em diversos pontos.

O parlamentar comentou ainda que, de forma positiva, uma nova etapa da Política Cultura Viva será iniciada com reforço orçamentário e institucional. Ele celebrou a existência e resistência de cada ponto e pontão de cultura nos diversos territórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *