O Juventude Digital (JD), da Prefeitura de Fortaleza, capacitou 30 mil jovens para o mercado da tecnologia, alcançando 75% da meta do programa. O resultado foi apresentado nesta terça-feira, 12, na Câmara Municipal.
Siga o Poder News no Instagram.
O programa, criado em outubro de 2021, foi instituído como política pública permanente da cidade pela Lei Municipal nº 11.172.
Em dois anos, o JD é considerado a maior política pública permanente de capacitação para a tecnologia no Nordeste.
Já foram realizados 241 cursos e oficinas, com participação de 43 mil pessoas por meio de 145 eventos.
Além disso, a formação gera impacto social dentro das periferias.
Cerca de 87% dos alunos do Juventude Digital moram em bairros de IDH baixo ou muito baixo. Enquanto isso, 75% dos jovens atendidos são egressos de escolas públicas.
O Juventude Digital é coordenado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) e conta com parcerias em setores públicos e privados.
Sua atuação é organizada nos eixos de Mercado, Hardware, Ensino Fundamental e Games.
Ianna Brandão, coordenadora do Juventude Digital, destaca que o programa foi ganhando complexidade ao longo do tempo, desenvolvendo estratégias de empregabilidade a partir das demandas de seu público-alvo.
“O JD vai além da capacitação, acompanhando os jovens para que eles alcancem seus sonhos e inspirem outros jovens. Neste ano, queremos ampliar ainda mais nossas parcerias com empresas e organizações, aproximando nossa juventude do mercado de trabalho”, completou.
Novas metas
Até 2024, o Juventude Digital deverá ultrapassar a meta da gestão de qualificar 40 mil jovens.
Além disso, há perspectiva de inaugurar novos equipamentos, como seis Centros de Recondicionamento Tecnológico (CRTs) na cidade.
Novas parcerias com empresas, universidades e startups também serão firmadas com o intuito de ampliar a rede de oportunidades dos jovens qualificados pelo programa.
Serviço
Juventude Digital
Mais informações: https://jd.fortaleza.ce.gov.br/