A Prefeitura de Fortaleza lançou nesta quinta-feira, 6, o Fortaleza Bilíngue, que será o maior programa gratuito de aprendizado de um segundo idioma na capital. Serão 16 ações divididas em três grandes eixos, voltados aos alunos e professores da rede pública de ensino, profissionais do setor produtivo e para a população em geral, com duração e metodologia adaptados a cada público.
“Com o Fortaleza Bilíngue, pretendemos alcançar em uma década mais de metade da população jovem de Fortaleza, contribuindo para que tenham nível intermediário de um segundo idioma, não necessariamente o inglês. O objetivo é impactar por ano 118 mil pessoas”, afirmou o prefeito José Sarto.
Segundo o gestor, entre os destaques do programa estão a realização de intercâmbios e a criação da Embaixada do Fortaleza Bilíngue.
“Esse equipamento vai funcionar permanentemente, oferecendo cursos, espaços culturais, entre outros benefícios”, disse Sarto
O Fortaleza Bilíngue tem o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico da cidade, impactando na geração de novos negócios e fortalecendo o turismo. A meta é, em 10 anos, ter metade da população jovem até 29 anos da cidade com um nível intermediário de um segundo idioma.
Segundo o presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) Luiz Alberto Sabóia, o Fortaleza Bilíngue tem potencial para se tornar referência no Brasil, por ser realizado partir de uma visão integrada.
“Não é só ensinar idiomas, é propiciar conexões, propiciar intercâmbio, é trabalhar o tecido urbano com sinalização viária, é um conjunto de elementos baseados em três eixos, com 16 ações, todos integrados”, destacou Sabóia
Para Luiz Alberto, Fortaleza é uma cidade com vocação turística muito forte. Além disso, segmentos como tecnologia da informação demandam conhecimento de língua estrangeira, então esse conhecimento é um diferencial competitivo imenso para uma cidade como Fortaleza.
As 16 ações do programa são: antecipação do ensino da língua inglesa para o 5º ano; parceria com o governo britânico para o fornecimento de material didático complementar para o Fundamental 2; programa de intercâmbio para os alunos da rede pública; intercâmbio para os professores de língua estrangeira da rede municipal; formação continuada para professores de língua inglesa da rede municipal de ensino;
Ainda, projeto de formação em cultura global para alunos da rede pública, com encontros que simulam a Assembleia internacional da ONU; avaliação anual dos alunos; cursos presenciais de inglês e espanhol para profissionais do turismo e da área de serviços; aulas práticas com intercambistas para profissionais de tecnologia; criação do Selo Fortaleza Bilíngue para estabelecimentos; realização do Fortaleza Bilíngue Festival;
Por fim, plataforma EAD de ensino da língua inglesa para todas as idades; trilha de conteúdo em inglês no Youtube e na TV Terra do Sol (canal aberto 42.1); sinalização bilíngue na cidade; cursos de línguas ofertados pelo Imparh; implantação da Embaixada Fortaleza Bilíngue com laboratório, salas multiuso e biblioteca.