A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na tarde desta sexta-feira, 23, no Plenário 13 de Maio, sessão solene em comemoração ao Dia do Bombeiro Militar e aos 98 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).
Durante o evento, o Projeto Surf Salva Vidas, desenvolvido pela corporação com o objetivo de ampliar a cobertura de guarda-vidas na orla marítima do Ceará, também foi homenageado.
Na solenidade, presidida pela deputada Juliana Lucena, compuseram a mesa o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio; o coronel comandante-geral do CBMCE, Cláudio Barreto; a primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão; a deputada Larissa Gaspar; o deputado sargento Reginauro; o assessor especial de Relações Comunitárias André Luiz Barbosa e o vereador de Fortaleza Leo Couto.
Na ocasião, o secretário Samuel Elânio destacou que o governador Elmano de Freitas já sinalizou que autorizou o início do processo de abertura de um concurso público para o CBMCE. O secretário enfatizou a integração entre as Forças de Segurança, sempre pautada no respeito e companheirismo.
“É uma data importante, que temos que prestigiar. É uma vinculada que tem prestado bastante serviço no apoio à segurança pública, bem como na sua atividade fim, que é a de resgate e proteção de pessoas. Uma das primeiras demandas que eu levei para o governador foi a necessidade do concurso, e ele já concordou com o prosseguimento”, afirmou Samuel
Para o coronel Cláudio Barreto, o sentimento é de gratidão. Ele também parabenizou todos os bombeiros e bombeiras militares cearenses.
“Além de prevenir e apagar o fogo, os bombeiros também protegem o patrimônio público e privado. Temos a missão de socorrer a população em situação de risco, como asfixia, tentativa de suicídio, afogamento, traumas e acidentes diversos e soterramentos”, explicou o comandante-geral do CBMCE
Barreto disse que a corporação também é responsável pela fiscalização de edificações, além de desenvolver projetos sociais.
Também estiveram presentes no evento o coronel comandante-geral adjunto do CBMCE, Wagner Alves Maia; o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Márcio Gutiérrez; o subcomandante da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Vinicius Vineimar Rodrigues Ferreira; e o coronel do CMBCE Ricardo Catanho, representando a Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp).