O município de Caucaia é destaque internacional pela beleza das suas praias. Para além do encanto das paisagens dos 31,8 km de litoral, Caucaia também se destaca pelas boas condições de balneabilidade, que é a capacidade que um local tem de possibilitar o banho e atividades esportivas em suas águas.
É o que atesta o último boletim de balneabilidade que mostra as análises acumuladas nas últimas 5 semanas. O documento foi divulgado na última sexta-feira, 19, e atesta a qualidade das águas coletadas nas praias do Cauípe, Cumbuco, Tabuba, Icaraí e Iparana.
A Prefeitura de Caucaia, por meio do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), desde de 2022, monitora a qualidade das águas do município.
O monitoramento é realizado em parceria com o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (NUTEC). As coletas de água do mar são feitas por um técnico do Imac e um do Nutec. O procedimento é feito semanalmente durante as segundas-feiras.
Umas das opções de lazer e recreação mais populares em Caucaia é o banho nas praias, lagoas e açudes. A necessidade de manter as boas condições de balneabilidade são essenciais para garantir a diversão, sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente.
De acordo com Leandro Araújo, Presidente do Imac, esses ambientes são monitorados constantemente e seguem uma avaliação da qualidade das águas utilizando como parâmetros os indicadores bacteriológicos, seguindo as normas estabelecidas na Resolução CONAMA que determina padrões de qualidade de água destinada à balneabilidade.
Segundo a Resolução do CONAMA as águas doces, salobras e salinas destinadas à recreação de contato primário podem ser classificadas em PRÓPRIA E IMPRÓPRIAS, sendo que a categoria própria pode ser subdivida em: EXCELENTE, MUITO BOA e SATISFATÓRIA.
Em Caucaia, de acordo com o IMAC, os resultados do monitoramento semanal atestaram a categoria Excelente em todas as praias de Caucaia, ou seja, possuem águas classificadas na categoria própria para banho e atividades esportivas.