22 mil clientes aderiram ao programa com o banco público / Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal informou que já renegociou mais de R$ 10 milhões em dívidas nos três primeiros dias do programa Desenrola Brasil.

Ao todo, foram mais de 22 mil clientes que aderiram ao programa com o banco público.

Ainda há espaço para aumentar o número de renegociações, já que, segundo a Caixa, existem 13 milhões de clientes com dívidas.

Segundo a presidente da empresa, Rita Serrano, o acesso à página do banco na internet subiu de 69 mil acessos diários para mais de 1 milhão.

Ela acrescentou que “a maioria estava procurando informações do desenrola”.

O banco ampliou de 96 para 120 meses o prazo máximo para o pagamento das prestações da renegociação, o que dá dez anos.

“As pessoas terão duas opções. Elas podem fazer a quitação da dívida com 90% de desconto ou elas podem parcelar isso em 120 meses”, explicou Serrano.

“Estamos abrindo todas as agências do país uma hora mais cedo. Então há uma expectativa nossa de ter um público grande para renegociar dívida”, completou.

Riscos do ‘Desenrola Brasil

Para o economista Arthur Wittenberg, do Instituto Brasileiro de Mercados de Capitais (Ibmec), o programa estimula a produção de bens e serviços no Brasil.

Sobre o prazo de 120 meses oferecido pela Caixa, Wittenberg diz que grande parte dos endividados prefere alongar a dívida, mesmo pagando mais juros.

“O risco é ir alongando muito e contratando outras dívidas. Em dez anos, podem ocorrer diversas alterações na renda das pessoas”, ponderou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *