O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT) assinou, nessa terça-feira, 30, memorando para construir empreendimento que converte usina termelétrica movida a carvão para gás natural.
Siga o Poder News no Instagram.
O projeto, pioneiro no Brasil, é da empresa Mercúrio Asset, líder em gestão de recursos energéticos no mercado.
A iniciativa deve ser implementada na Termelétrica Pecém I (UTE Pecém I), que funciona no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), na Região Metropolitana de Fortaleza.
Na celebração do acordo, Elmano destacou que o empreendimento é inovador.
“A substituição do carvão mineral, considerado um dos combustíveis menos sustentáveis para a geração de energia, será um passo importante no processo de consolidação de uma indústria verde no País”.
As partes agora cooperam para estudar a viabilidade de implementação do projeto.
O Ceará conta, atualmente, com 39 memorandos e 6 pré-contratos assinados com empresas responsáveis por empreendimentos em energias renováveis.
Desde o último ano, o Complexo do Pecém tem sido ponto focal de projetos voltados à transição energética no estado, sobretudo para produção do hidrogênio verde (H2V).
“A transição energética é estratégica para o desenvolvimento do Complexo do Pecém e do Ceará. Ela tem o potencial de movimentar toda uma cadeia verde, que agrega mais valor a produtos e serviços”, destaca Hugo Figueirêdo, presidente do Complexo do Pecém.