
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) estima que os investimentos em infraestrutura no Brasil devem alcançar R$ 277,9 bilhões em 2025, um aumento de 4,2% em relação ao ano anterior. Apesar da alta em valores absolutos, a proporção em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) deve cair de 2,27% para 2,21%, o que preocupa especialistas da entidade.
Siga o Poder News no Instagram
Segundo o analista da CNI, Ramon Cunha, o país ainda investe menos do que o necessário para manter e modernizar sua infraestrutura. Essa defasagem é percebida em problemas como estradas mal conservadas, falhas no fornecimento de energia e telecomunicações, além de deficiências no saneamento básico. Os setores com maior expectativa de crescimento em investimentos neste ano são justamente saneamento e transportes.
A maior parte dos recursos, cerca de 72,2%, deverá vir da iniciativa privada, mantendo a tendência observada desde 2019. No entanto, a CNI destaca que há diversos obstáculos ao avanço da infraestrutura, como entraves regulatórios, morosidade nos licenciamentos ambientais e baixo investimento público.
Para enfrentar esses desafios, a confederação propõe oito pilares estratégicos, como transformar a infraestrutura em política de Estado, ampliar investimentos públicos com foco em retorno social, garantir segurança jurídica para o capital privado e fortalecer o papel do BNDES. A meta da CNI é que o país alcance investimentos equivalentes a pelo menos 4% do PIB nos próximos anos.