
O Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado neste primeiro sábado de julho, reforça o papel essencial das cooperativas no desenvolvimento das comunidades. Em 2024, apenas no Ceará, os benefícios econômicos gerados pelo Sicredi para os associados somaram R$ 111,7 milhões, com uma média de R$ 2.745 por pessoa.
Siga o Poder News no Instagram.
Os dados são do BES – Benefício Econômico do Sicredi, índice exclusivo da instituição, que traduz em números concretos as vantagens do cooperativismo de crédito em comparação com o sistema bancário tradicional. Com mais de 122 anos de história, o Sicredi tem ampliado sua presença no Nordeste com propostas sustentáveis e acessíveis.
O BES é um indicador que considera ganhos diretos e indiretos dos associados com tarifas mais justas, juros mais baixos em operações de crédito, remuneração de aplicações financeiras, distribuição de resultados e ações de investimentos social e educacional. Só na região Nordeste, os dados de 2024 revelam uma economia de bilhões para os associados, resultado que se reflete no fortalecimento das economias locais.
“Os resultados do BES 2024 refletem um desempenho positivo, especialmente em um contexto desafiador para o cooperativismo de crédito no Brasil. O crescimento do BES demonstra a resiliência das cooperativas e a confiança dos associados em nosso modelo de negócio. Isso é um indicativo de que estamos no caminho certo, promovendo um sistema financeiro mais justo e acessível”, comenta Cleber Zequetto, gerente de desenvolvimento do cooperativismo da Central Sicredi Nordeste.