
Neste domingo, 6, os filiados do Partido dos Trabalhadores participam, em todo o país, de uma votação interna para definir as novas direções nacionais, estaduais e municipais da sigla. Mais de 1,6 milhão de membros estão aptos a votar.
Siga o Poder News no Instagram.
O processo, considerado único entre os partidos brasileiros por adotar o modelo de eleição direta, deve influenciar a organização política da legenda até as eleições de 2026.
Além de indicar os próximos presidentes partidários, o pleito marca uma fase de reorganização interna. A troca de dirigentes acontece em meio a desafios de governabilidade e à necessidade de renovar quadros, principalmente diante do possível fim da trajetória presidencial de Lula.
Em Fortaleza, três nomes disputam o comando municipal do partido: Antônio Carlos (Campo Popular), Eudes Baima (Diálogo e Ação Petista) e a vereadora Mari Lacerda (Campo de Esquerda), apoiada por Luizianne Lins. A corrente ligada ao deputado José Guimarães, embora sem candidatura à presidência, apresentou uma chapa para o diretório local.