Dois ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e das Mulheres lançam nesta segunda-feira, 22, em Brasília, um grupo de trabalho que ficará responsável pela elaboração da Política Nacional de Cuidados.
O grupo interministerial (GTI) terá como missão “formular um diagnóstico sobre a organização social dos cuidados no Brasil, identificando as políticas, os programas e os serviços já existentes”.
A cerimônia de lançamento contará com a participação da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias.
A Secretária Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados do Ministério das Mulheres, Rosane Silva, disse que o objetivo é envolver todas as esferas governamentais nesse diálogo e também ouvir a sociedade civil.
“É preciso um trabalho de conscientização sobre a importância da construção de uma Política Nacional de Cuidados, em que o cuidado seja uma responsabilidade do Estado, da sociedade e da família, e não somente uma responsabilidade das mulheres”, afirmou Rosane.
Em nota, as coordenações do grupo explicam que a alta carga de trabalho doméstico e de cuidados não remunerado, exercida majoritariamente pelas mulheres no interior dos domicílios, gera pressão sobre a renda familiar,
Ainda, acesso desigual a serviços de qualidade e barreiras para o acesso à educação e ao trabalho comprometendo a autonomia econômica das mulheres e reproduzindo a pobreza e a desigualdade.