A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Participação Social (CPS) da Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), realizou, na manhã desta segunda-feira, 22, a posse do vice-presidente, membros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Planejamento Participativo (CMPP) para o biênio 2023/2024.
O órgão colegiado de caráter consultivo, mobilizador, propositivo e participativo é vinculado à Seger.
A cerimônia aconteceu durante a primeira reunião deliberativa do CMPP, realizada no auditório da CPS, no Centro.
Compuseram a mesa o coordenador da Assessoria de Padronização e Uniformização da Seger, Lúcio Freitas, representando o presidente do CMPP, Ferruccio Feitosa; o titular da CPS e secretário executivo do CMPP, Bruno Ximenes;
Ainda, o titular da Secretaria Executiva Regional 5, Moacir Soares; a coordenadora de Atenção à Participação Social, Mara Esmeraldo; e Alfredo Rogério Gomes de Brito, da Assessoria Jurídica da CPS.
Segundo Bruno Ximenes, a finalidade do CMPP é propiciar a participação da sociedade na formulação e monitoramento dos instrumentos de planejamento, dentro do município de Fortaleza.
“O Conselho Municipal de Planejamento Participativo tem uma atuação importante junto aos agentes de cidadania e controle social, pois todas as demandas são tratadas em conjunto. O representante do território participa das reuniões, e a gente delibera junto com eles algumas ações”, afirmou Ximenes.
O Conselho pleno é constituído por 78 conselheiros titulares, sendo 39 da sociedade civil e 39 do poder público, além de 78 suplentes.
A maior quantidade de votos foi dada a Robério César Silveira de Queiroz Filho, do território 37 da Regional 11. Também apresentaram candidatura Deusa Gomes “território 25”, Iran Maciel Moura “território 30” e José Gabriel Alves Barbosa “território 36”.
Após ser eleito, o novo vice-presidente do CMPP presidiu a reunião e manifestou a alegria por ter sido escolhido.
“Espero poder colaborar muito e usar minha experiência. Já fui agente, já fui conselheiro (do CMPP), já fui conselheiro de saúde. Espero poder contar com o apoio de todos para continuar nesse movimento”, declarou Rodrigo César.