A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realiza, nesta sexta-feira, 26, sessão solene em comemoração ao aniversário de fundação da Polícia Militar do Estado do Ceará (PM/CE), celebrado em 24 de maio.
A solenidade, que atende às solicitações dos deputados Sargento Reginauro (União) e Romeu Aldigueri (PDT), acontece às 17h, no Plenário 13 de Maio.
Conforme os deputados Romeu Aldigueri e Sargento Reginauro a PMCE tem por função primordial o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública no estado do Ceará.
“Ela é Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil”, afirmam os parlamentares.
A Força Pública do Ceará, embrião da Polícia Militar do Ceará foi criada em 24 maio de 1835, pelo o presidente da Província do Ceará, padre, senador vitalício e orador sacro, José Martiniano de Alencar.
Preocupado com a segurança e o bem-estar dos habitantes da província, o presidente assinou a Resolução Provincial nº 13.
Com a Constituição de 1946, a partir de 04 de janeiro de 1947, a instituição recebeu a denominação que tem até os dias atuais, informam os parlamentares.
Conforme os deputados, a PMCE tem por missão constitucional o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública.
Seu primeiro Comandante foi o Tenente do Exército Brasileiro Tomaz Lourenço da Silva Castro, que comandou de 24 de maio de 1835 a 19 de janeiro de 1839.
Os deputados alegam que PMCE é uma Instituição que se confunde com a história de nosso Estado.
“Não é à toa que falar desta Corporação é fazer um passeio pelos seus anos de existência e reencontrar personagens e fatos que marcaram nossa história, como a Guerra do Paraguai, a Sedição de Juazeiro, Revolução de 1930 no Ceará, Combate ao Cangaço, Caldeirão, Revoluções de 1932, constitucionalista de São Paulo de 1964”, finalizam.