Durante o lançamento do projeto Formação em Escola de Gestão e Produção Legislativa Municipal, realizado na manhã desta quarta-feira, 31, na Assembleia Legislativa, o presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), avaliou a iniciativa como mais uma oportunidade de aproximar o Parlamento estadual das demandas sociais.
O projeto é uma parceria da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) com a União dos Vereadores do Ceará (UVC) e a Associação dos Municípios do Ceará (Aprece).
A iniciativa, que visa aprimorar a formação profissional dos agentes públicos municipais, aperfeiçoando o trabalho das câmaras dos municípios, segundo o presidente da Alece, vai permitir uma melhor prestação dos serviços públicos.
Evandro Leitão disse que o Parlamento se aproxima da população na medida em que propicia condições para que os seus representantes, em seus municípios, possam se capacitar e adquirir conhecimentos.
“Projetos como esse, liderado pela Unipace, são de extrema importância”, afirmou Leitão
Ainda de acordo com o parlamentar, a grade curricular do projeto contempla temas como a Lei de Licitações e Gestão de Contratos, legislação eleitoral, governança de dados, direitos humanos, entre outros, que vão possibilitar uma vasta gama de conhecimento aos participantes.
Para a presidente da Unipace, deputada Gabriela Aguiar (PSD), a missão da instituição é chegar o mais próximo possível do cidadão cearense, fugindo dos muros da Assembleia e levando a qualificação dos servidores públicos para os 184 municípios do Estado, diversificando a grade de cursos ofertados.
“Nessa missão de aproximar o cidadão do Legislativo, nós fazemos as pontes, ofertando cursos e capacitações, por meio dos convênios e das parcerias, para que essa aproximação aconteça”, destacou a parlamentar”, disse Gabriela
O vice-presidente da Unipace, deputado Renato Roseno (Psol), ressaltou que investir na formação e no desenvolvimento do pensamento do servidor público é um valioso instrumento no fortalecimento da cidadania.
“Entendo que não há nada melhor para garantir os direitos das pessoas do que formar o servidor e o serviço público. Para isso, precisamos fortalecer aquele que está na Câmara e no Executivo municipal, seja como agente público ou como agente político”, declarou Roseno