Com a presença de secretários escolares de todas as unidades de ensino que compõem a Rede Municipal, a Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte promoveu nesta quarta-feira, 31, a solenidade do Dia “D” do Censo Escolar de 2023.
O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação.
O Censo abrange as diferentes etapas e modalidades de ensino. O encontro marca a data-referência recomendada para a realização de matrículas.
O assessor técnico, Felippe Valdevino, explicou sobre a importância dos dados para o planejamento da rede municipal, destacando que com base na inserção dos dados dos estudantes na plataforma do Censo, realizada pelos secretários escolares, é possível traçar um diagnóstico para a compreensão do panorama educacional, bem como para auxiliar na criação de projetos e políticas públicas.
De acordo com Vinício Coelho, técnico da Seduc, o acompanhamento é constante.
“Fazemos um acompanhamento mensal junto aos secretários, para que as informações coletadas sejam o mais fidedigno possível”, afirmou Coelho
A secretária de Educação, Pergentina Jardim, frisou a importância do trabalho realizado pelos secretários para analisar os dados das escolas e, daí, fazer todo o acompanhamento necessário, em diferentes frentes”, frisou.
A cerimônia contou com a presença da diretora de Monitoramento, Controle e Avaliação, Mácia Franca, da diretora Pedagógica, Arlete Xavier, do representante do Censo, na Crede 19, Francisco de Sales, bem como do representante dos secretários escolares, François Lopes e da conselheira tutelar, Ana Roberta.