Aconteceu, nesta quinta-feira, 1, o lançamento do Procedimento Operacional para Salas de Vacinas de Sobral. O manual foi elaborado com o intuito de ser uma ferramenta norteadora da execução dos procedimentos técnicos de forma padronizada nas salas de vacinas da cidade.
O lançamento aconteceu na Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia e contou com a presença de gerentes e vacinadores de todos os Centros de Saúde da Família (CSF).
De acordo com a gerente da célula de Imunização, Mary Jane Linhares, Sobral atualmente conta com 49 salas de vacina.
“São 38 Centros de Saúde da Família, todos com salas de vacinas, quatro salas de vacinas nos hospitais, o Centro de Imunização de Sobral, além de cinco clínicas privadas que são acompanhadas pela célula de imunização”, diz Mary Jane
O Brasil possui o Plano Nacional de Imunização, que inclui a oferta, de forma gratuita, de mais de 20 imunizantes para diferentes tipos de doenças.
“Nosso PNI tem como objetivo reduzir a ocorrência de doenças imunopreviníveis, elaborar política nacional de imunização, tendo como função nos direcionar dentro dessa política”, explica Mary Jane
Em Sobral, entre janeiro e abril de 2023, foram aplicadas mais de 13 mil doses de vacina, sem contar as doses contra Covid-19.
Esse manual serve como guia, uma publicação que orienta como devem ser feitos os manejos das doenças, condições ou procedimentos, e têm como objetivo garantir o melhor cuidado com a saúde dos pacientes, conforme explica o diretor da Escola de Saúde, Osmar Neto.
“A Escola de Saúde vem realizando lançamentos desses protocolos para os mais diversos temas, como foi o caso de autismo, diabetes, e agora salas de vacina. Ele é uma publicação técnico-científica, orientando como deve ser feito o manejo de doenças, condições ou procedimentos”, afirma Osmar Neto
Além do lançamento do manual, a ocasião também contou com a entrega de um certificado de boas práticas e reconhecimento pelas estratégias empregadas na vacinação dos 38 Centros de Saúde de Sobral.