A Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), por meio da Gerência de Educação Ambiental, realizou, nesta segunda-feira, 12, uma capacitação sobre o funcionamento e monitoramento das Ilhas Ecológicas com foco na coleta seletiva para servidores da Prefeitura de Sobral.
O momento foi ministrado pelos técnicos da AMA, Hemerson Paiva e Douglas Vasconcelos, com a colaboração da diretora Socioambiental da UGP do Programa de Desenvolvimento Socioambiental (Prodesol) da Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma), Livia Alves, e dos técnicos da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep), Marivanda Rocha e Benedito Júnior.
O objetivo da ação foi capacitar os servidores, representantes dos prédios públicos que receberão os equipamentos para orientá-los sobre o funcionamento correto e monitoramento diário das Ilhas Ecológicas.
Na ocasião, foram relatadas as experiências do projeto-piloto relacionadas à capacitação das equipes, pré-instalação, sensibilização e operacionalização do equipamento, tendo como exemplo a experiência exitosa na AMA. Nessa nova etapa serão instalados 13 (treze) equipamentos.
O momento faz parte da programação de comemorações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente: no “Junho Ambiental”, que tem como tema “Coleta Seletiva e Sustentabilidade”, estão sendo realizadas diversas ações de educação pela cidade, com o objetivo de divulgar, promover sensibilização e potencializar as temáticas coleta seletiva, sustentabilidade e meio ambiente, de forma integrada e intersetorial.
O evento está sob a coordenação da Seuma, Sesep e AMA. A proposta é uma ação do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema).