Juazeiro do Norte está se transformando em referência sobre a destinação adequada de pneus inservíveis e outros materiais recicláveis. O trabalho é desenvolvido pela Autarquia de Meio Ambiente (AMAJU), através das associações de catadores de materiais recicláveis.
O Município está centralizando a recepção de, pelo menos, cinco municípios do Centro-Sul e Cariri cearense, além de Exú, no Pernambuco.
A iniciativa promove a destinação adequada dos pneus para a indústria de reciclagem. Desde o início do ano, já foram recolhidos 195,7 toneladas de pneus, além de outros materiais como papelão e plástico, bem como equipamentos eletroeletrônicos e de informática, que necessitam de atenção especial por conter propriedades específicas e metais pesados.
O superintendente da Amaju, Eraldo Oliveira, destaca que a iniciativa garante o sustento dos trabalhadores do setor, melhora a condição do meio ambiente e previne doenças graves transmitidas por vetores como o Aedes Aegypti.
“A partir dessa centralização, com Juazeiro como polo captador de pneus inservíveis, podemos pleitear a vinda de indústrias de processamento desse material para transformação em matéria prima”, afirma Eraldo