O programa da Cidade Empreendedora visa a transformação local através da implantação de políticas e desenvolvimento estratégico / Divulgação

Nesta segunda-feira, 19, servidores das secretarias municipais participaram de reunião de alinhamento do projeto Cidade Empreendedora, com empresários, contadores, representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Sobral (CDL) e com o consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para discutirem melhorias e soluções voltadas à desburocratização do registro de empresas em Sobral.

O programa Cidade Empreendedora visa a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos, entre eles, o eixo da desburocratização, colaborando com ações que contribuem para a modernização da gestão pública.

Na ocasião, a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Sandra Arcanjo, salientou a importância de momentos de diálogo com diferentes categorias. 

O consultor do Sebrae, Gilberto Castelo Branco, reiterou o compromisso de Sobral na desburocratização de processos, com o lançamento, no ano passado, da plataforma Empresa Mais Simples, que facilita a abertura de empresas de baixo risco que não oferecem risco ambiental, sanitário e urbano de grande impacto, reduzindo o tempo do processo de meses para cerca de 5 minutos. Sobral foi o primeiro município cearense a ofertar o serviço.

Os empresários e contadores fizeram suas contribuições e sugestões para melhorar a celeridade de algumas demandas e puderam dialogar com os servidores municipais sobre estratégias para estreitar a comunicação entre o poder público e a classe empresarial, além de avanços que já ocorreram em diversos trâmites do serviço público.

Logo após, foi apresentado pelo coordenador de Modernização da Gestão, Lailson Oliveira, a concretização de mais um serviço que irá facilitar a vida do cidadão. 

A partir desta segunda-feira, em alguns casos específicos, o cidadão poderá solicitar a publicação de uma matéria oficial no Diário Oficial do Município (DOM). 

Nesse primeiro momento, os conteúdos oficiais que poderão ser publicados serão as licenças ambientais (prévia, instalação, operação), gerando, assim, uma economia de recursos e mais agilidade no processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *