Buscando garantir o melhor cuidado em saúde para a população, a Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia e a Secretaria da Saúde de Sobral (SMS), por meio da coordenação da Atenção Primária à Saúde (APS), lançaram, durante a primeira quinzena de maio, os Protocolos de Atenção às Pessoas com Diabetes Mellitus e de Atenção às Pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica na APS de Sobral.
Esses protocolos servem como manuais ou guias que orientam como devem ser feitos os manejos das doenças, condições ou procedimentos, e têm como objetivo garantir o melhor cuidado da saúde dos pacientes.
A necessidade da elaboração se deu devido à necessidade de qualificar os profissionais da saúde no manejo das pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica ou Diabetes Mellitus no contexto da APS.
O “Protocolo de Atenção às pessoas com Diabetes Mellitus na Atenção Primária à Saúde de Sobral-CE”, que tem como objetivo qualificar o acompanhamento das pessoas com diabetes no âmbito do SUS em Sobral, trata-se de uma produção técnica elaborada pela ESP-VS, em parceria com a APS e com os equipamentos da Secretaria da Saúde de Sobral,
Ainda, está alinhado às diretrizes propostas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Ministério da Saúde (MS) e Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).
Já o “Protocolo de Atenção às Pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica na Atenção Primária à Saúde de Sobral-CE”, é uma iniciativa que busca orientar a prevenção e o cuidado às pessoas com hipertensão arterial sistêmica (HAS), seus fatores de risco, rastreamento e subsidiar as decisões clínicas dos profissionais de saúde, por meio de evidências científicas atualizadas, adaptadas à realidade da Estratégia Saúde da Família do município de Sobral.
Na ocasião, estiveram presentes representantes dos Centros de Saúde da Família, representantes da Academia da Saúde, gerência da Célula de Vigilância Alimentar e Nutricional, o diretor da ESP-VS, Osmar Neto, e os docentes responsáveis pelo Núcleo de Educação Permanente da Escola de Saúde Pública.