O prefeito José Sarto entregou, nesta quinta-feira, 29, a segunda e última etapa do projeto das novas guarderias aos pescadores do Mucuripe. Localizadas na avenida Beira-Mar, as oito novas estruturas possuem dois modelos distintos que servirão para atividades de manutenção náutica e armazenamento de ferramentas, auxiliando a comunidade pesqueira durante as atividades profissionais.
“Estamos entregando a segunda etapa da Guarderia, que vai impactar em torno de 150 pessoas, entre marchantes, pescadores, marceneiros e tratadores de peixe. Os pescadores estarão protegidos o dia todo, e podem guardar o seu material de trabalho no equipamento, e tudo foi pensado junto com a Colônia de pescadores Z8. É uma construção a muitas mãos, que vem beneficiar uma das beiras de mar mais bonitas do mundo”, afirmou o gestor
Foram entregues seis unidades de guarderias de barcos, com caramanchões cobertos para manutenção das embarcações e pilares em concreto para auxiliar os marceneiros náuticos na retirada dos barcos do mar, além de duas unidades cobertas que servirão de apoio aos pescadores.
Junto com as estruturas, serão entregues também 22 caixotes para os profissionais do pescado guardarem seus materiais de trabalho e 10 caixotes para os profissionais da marcenaria.
O pescador Francisco José da Silva, um dos beneficiados pelos caixotes, ficou emocionado com a entrega.
”A gente trabalhava no sol a sol, e aqui ficamos na sombra, temos luz, temos água, então melhorou bastante”, celebrou, acrescentando que o benefício vai muito além do conforto. “Aqui é mais seguro, e estamos perto da avenida Beira-Mar, perto das pessoas. O pessoal que passa admira o nosso trabalho de pescador, que é um homem valente, que é um homem sofrido”, contou Francisco
A entrega das novas estruturas aconteceu durante os festejos do dia de São Pedro, padroeiro dos homens do mar. A tradicional Festa de São Pedro dos Pescadores foi realizada pela Colônia de Pescadores Z8, com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor). O evento acontece desde a década de 1930, numa celebração de grande importância para a memória de toda a comunidade pesqueira.