A saúde mental dos trabalhadores da segurança pública é tema de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta terça-feira (04/07), às 14h, no complexo de comissões técnicas da Casa.
O debate foi requerido pelo presidente da Comissão, deputado Renato Roseno (Psol), que destaca a necessidade de implantação de políticas continuadas de cuidado em saúde mental para os profissionais de segurança.
“O assunto tem tido atenção do nosso mandato parlamentar e da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania de forma permanente, como parte de uma pauta estrutural em defesa da segurança pública baseada em direitos humanos, que envolve estrutura de trabalho, carreira, integridade e formação”, explica o parlamentar no requerimento para realização da audiência.
O documento aponta para acontecimento de maio de 2023 em que um policial assassinou outros quatro policiais civis dentro da Delegacia Regional de Camocim, no Ceará, reiterando que tragédias do tipo reforçam a importância do debate e ação sobre o tema.
Renato Roseno cita que, em 2019, um projeto de indicação de sua autoria foi aprovado na Casa para a instituição do Programa de Segurança e Saúde no Trabalho dos Agentes de Segurança Pública do Estado do Ceará.