Produtores rurais e famílias dos assentamentos de Bonfim, em Santana do Acaraú, e Maceió, em Itapipoca; e associados do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, do município de Tururu, receberão, em julho próximo, os serviços de emissão de registro civil e orientações trabalhistas, realizados pelo Caminhão do Cidadão.
Desenvolvida pela Secretaria da Proteção Social (SPS), a ação busca fortalecer a cidadania dos assentados e facilitar o acesso aos serviços e benefícios sociais públicos.
A comunidade do Assentamento Bonfim será atendida pelo Caminhão do Cidadão nos dias 4 e 5, e a do Assentamento Maceió, nos dias 7 e 8. Associados do Sindicato dos Trabalhadores Rurais serão contemplados na semana seguinte, nos dias 10 e 11 de julho.
Em junho passado, a unidade móvel de cidadania da SPS atendeu as comunidades dos assentamentos Bandeira Velho, em Itatira, e Nova Canaã, em Quixeramobim.
Entre os serviços ofertados, regularmente, estão emissão da 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade (RG), do CPF e da Certidão de Antecedentes Criminais, e orientações sobre Seguro Desemprego e Carteira do Trabalho e Proteção Social (CTPS digital). Os atendimentos ocorrem das 8h às 16h.
O Brasil reúne, atualmente, cerca de um milhão de famílias instaladas em mais de nove mil assentamentos, distribuídos nas cinco regiões do País.