O município de Juazeiro do Norte participou da cerimônia de entrega de certidões de retificação de nome e gênero de pessoas trans e travestis, na região do Cariri.
O evento aconteceu nesta sexta-feira, 30, no Centro Cultural do Cariri, em Crato. O município foi representado pela diretora da Proteção Social Básica, Isabella Ângelo, e pela coordenadora do Núcleo de Diversidade e Gênero (NUDG), Alessandra Braga.
A entrega das certidões é consequência do II Mutirão de Retificação de Nome e Gênero para Pessoas Trans e Travestis, uma parceria da Defensoria Pública do Estado do Ceará em conjunto com a Casa da Diversidade, NUDG e ACEDI.
A estudante juazeirense, Gabriela Santos, comentou que a conquista da nova certidão é muito importante e um momento único. “Hoje é um dia de muita felicidade pelo recebimento da certidão que respeita o meu nome e o meu gênero. É uma alegria também por ser coletiva e compartilhada com outras pessoas da comunidade”, disse.
Alessandra Braga ressalta o simbolismo da solenidade. “Essa cerimônia mostra que existir socialmente é um direito das pessoas trans e travestis e deve ser garantido. E um dos passos para isso é a efetivação do nome social”. A coordenadora também agradeceu a parceria com a Defensoria Pública Estadual e demais órgãos públicos envolvidos.