Atendendo à solicitação do deputado Stuart Castro (Avante), a Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca da Assembleia Legislativa do Ceará realizou, nesta quarta-feira, 5, uma reunião técnica para apresentação do projeto Ceará Credi e das atualizações dos mapas hidrológico e geológico do Ceará.
O deputado Stuart Castro explicou que a iniciativa visa trazer informações que possam colaborar para viabilizar a interiorização do crédito para pequenos empreendedores, além de contribuir para que seja feita a exploração sustentável da mineração e trabalhar programas de combate à seca com informações mais atuais.
Os números do programa de microcrédito Ceará Credi e nova ações da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) foram apresentados pela diretora de Economia Popular e Solidária da agência, Silvana Parente.
Silvana frisou que o programa Ceará Credi foi criado durante a pandemia, para oferecer crédito e capacitação para microemprededores.
“A ideia era atender esses microempreendimentos durante a pandemia, mas que se tornasse também uma política pública permanente. E o foco era a camada mais vulnerável da população: mulheres, egressos do sistema prisional, pessoas com deficiência, como um a política de inclusão produtiva e financeira”, disse a diretora
Segundo Silvana, uma nova linha de crédito, o Ceará Credi Mulher, passa a atender grupos de quatro até sete empreendedoras, com valor de crédito maior, que pode chegar a R$ 21 mil, que viabiliza negócios mais estruturados e que envolvam mais trabalhadoras.
Também foi criada uma linha de crédito para as cooperativas da agricultura familiar e solidária, e também uma linha para microempresas que já tem CNPJ, incluindo microempreendedores de 102 arranjos produtivos identificados pela Adece.
A diretora de Economia Popular e Solidária destacou os resultados do programa, que já atendeu 54.241 pessoas com financiamento. Silvana informou ainda que foi verificado um aumento médio de 40% na renda média dos que acessaram o financiamento do Ceará Credi e que, a cada 100 empreendedores atendidos, foram criados 16 novos postos de trabalho: oito com carteira assinada e oito informais.
Na ocasião, foram apresentadas ainda as atualizações dos mapas geológico e hidrogeológico do Ceará, desenvolvidos pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB).
O deputado Stuart Castro (Avante) explicou que, no âmbito das políticas públicas, os dados servem de base para o planejamento e execução de projetos, como ações de combate à seca e o desenvolvimento do mercado de mineração.
A exposição do mapa hidrogeológico foi realizada pelo pesquisador em geociências, Mickaelon Belchior Vasconcelos, que detalhou que o documento, lançado no último ano, demonstra as características das águas subterrâneas, facilitando o entendimento sobre a localização dos aquíferos, as direções de fluxo e a qualidade das águas.