Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu
  • POLÍTICA

Direitos da pessoa com deficiência são defendidos na Alece

Poder News 7 de julho de 2023
O debate tem como objetivo dar visibilidade e conscientizar as pessoas sobre a causa / Divulgação

O Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), realizou, na tarde desta quinta-feira, 6, roda de conversa para discutir a temática “Estatuto de Pessoa com Deficiência: construindo uma política social sistêmica e inclusiva”. 

Na abertura do encontro, a primeira-dama da Alece e líder do Ciadi, Cristiane Leitão, explicou que o debate se destina a dar visibilidade e conscientizar as pessoas sobre a causa, além disso, os entendimentos gerados pela discussão serão incluídos em uma carta-aberta a ser entregue ao governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas, em prol de políticas públicas estaduais inclusivas.

A primeira-dama destacou ainda que é fundamental que as instituições públicas abram as portas para que a temática seja debatida e receba a notoriedade adequada. 

No âmbito da Alece, Cristiane explicou que o Ciadi faz um importante trabalho, mas que a atuação da Casa Legislativa ultrapassa as atividades do Órgão, como a realização de ações de capacitação por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), e a tramitação de diversas proposições legislativas em defesa dos direitos da pessoa com deficiência. 

Para Cristiane Leitão, falar sobre os desafios, as particularidades e direitos da pessoa com deficiência é parte do processo de conscientização social e ajuda a desenvolver um olhar voltado para a coletividade, e, a partir disso, viabilizar um espaço de inclusão e autonomia. 

O deputado Renato Roseno, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa,  apontou que é necessário pensar que o reconhecimento do direito tem que virar efetivação do direito, e isso deve se dar para todos, em todos os territórios. 

Neste dentido alertou para o fato que muitas redes de assistências voltadas ao atendimento as pessoas com deficiência estão concentradas na capital do estado, deixando uma carência maior nas localidades mais afastadas.

RELACIONADAS

Post navigation

Previous: Reforma tributária vai gerar crescimento econômico para o País, diz Rossi
Next: Novas regras do Minha Casa, Minha Vida entram em vigor nesta sexta
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.