O Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza trocaram acusações por conta das obras de requalificação na Ponte dos Ingleses, localizada na Praia de Iracema, na capital cearense.
O prefeito José Sarto (PDT), anunciou, nesta quarta-feira, 26, que a gestão municipal vai assumir a reconstrução.
Segundo ele, a decisão foi tomada após “um ano e meio de espera” pela execução do projeto por parte do Governo do Estado, que teria alegado “indisponibilidade orçamentária” para executar as intervenções.
A Prefeitura de Fortaleza encaminhou à Secretaria do Turismo (Setur), à Superintendência de Obras Públicas (SOP) e ao Ministério Público do Ceará (MPCE) ofício para informar que o Município será responsável por executar às obras de forma integral.
“Eu não posso deixar que a Ponte dos Ingleses fique esquecida. Eu não posso deixar que a Ponte dos Ingleses vire mais um Aquário”, disse José Sarto.
Governo rebate
A declaração do chefe do Executivo municipal foi rebatida pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), por meio de uma nota pública.
Nela, é alegado que “a Prefeitura de Fortaleza não cumpriu o acordo realizado anteriormente para a plena execução da obra”.
De acordo com a SOP, o governo municipal deveria fazer toda a “reparação estrutural da Ponte dos Ingleses, incluindo o projeto de estruturação do piso”.
No entanto, após uma vistoria, foi constatado que o reforço da estrutura não alcançou “um metro abaixo da linha da menor maré ou um metro abaixo da linha da faixa de areia”, conforme era necessário.
Assim, não seria possível prosseguir com as obras de revitalização, estas de responsabilidade do Estado.
“Nós fizemos um laudo do restauro da ponte. E o que temos é que ela não suporta”, afirmou o governador Elmano de Freitas (PT).