A Universidade Federal do Ceará (UFC) inaugurou na última sexta-feira, 28, o Laboratório de Hidrogênio e Máquina Térmicas.
A nova instalação, vinculada ao Departamento de Engenharia Mecânica, visa aumentar as pesquisas sobre energias renováveis e hidrogênio verde.
O laboratório fica localizado no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, no bloco 718, e conta com a colaboração de 24 estudantes de graduação e de 8 de pós-graduação.
Durante a cerimônia de inauguração, o reitor da UFC, Cândido Albuquerque, disse que o intuito é colocar o Ceará como referência no Brasil na produção de hidrogênio verde. “É preciso que nós tenhamos esse espaço”, afirmou.
Ele enfatizou ainda o papel da universidade como produtora de conhecimento e tecnologias e ressaltou a importância da aproximação entre a academia, o Governo e o setor produtivo.
O novo espaço está equipado com ambientes para modelagem computacional, oficina de prototipagem e áreas de estudo relacionadas a motores, geração de hidrogênio a partir de esgoto, energia eólica, energia solar, biomassa e biocombustível.
No geral, o Ceará tem apostado na produção de Hidrogênio Verde como carro-chefe na transição energética no Estado, já são mais de 30 memorandos assinados com multinacionais para produção do combustível.