As compras do Dia dos Pais devem movimentar R$ 245 milhões na economia de Fortaleza-CE, com 45,6% dos consumidores investindo em presentes na data.
O montante faturado representa um avanço de 2,0% em relação a 2022.
Os dados são da Pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense, levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), da Fecomércio Ceará.
O estudo informou que, no Dia dos Pais, o consumidor pretende gastar, em média, R$ 305 com as compras de presentes.
Quanto à forma de pagamento, há o predomínio da intenção de pagamento à vista (com dinheiro, PIX ou cartão de débito), com 59,0% das respostas, seguido do uso do cartão de crédito (40,6%).
Ainda segundo o estudo, 48,5% dos consumidores entrevistados pretende comemorar a data, trazendo impacto significativo para o setor de serviços, principalmente para os restaurantes.
Intenção de compra
Os bens de consumo semiduráveis são destaques na intenção de compra dos consumidores, como itens de vestuário e acessórios (45,3%), perfumaria e cosméticos (16,6%), sapatos, cintos e bolsas (16,5%), etc.
A respeito dos locais de compra, os Shopping Centers foram os mais citados (41,6%), seguido das Lojas de Rua (23,1%) e dos Centros Comerciais (22,8%).
O comércio eletrônico foi citado por 7,4% dos entrevistados, com procura por artigos de vestuário, passagens aéreas, cosméticos e itens de perfumaria e calçados.