Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu
  • POLÍTICA

Lula assina decreto pela importação de energia da Venezuela

Poder News 4 de agosto de 2023
Presidente disse que relação entre os países será mais explorada em breve / Ricardo Stuckert/Divulgação

O presidente Lula (PT) e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, assinaram decreto nesta sexta-feira, 4, para que o Brasil volte a comprar energia da usina de Guri, na Venezuela.

Nos primeiros meses de gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o fornecimento foi interrompido e não mais retomado.

De acordo com o governo federal, a conexão entre os países poderá ser mais explorada em breve, favorecendo, principalmente, o atendimento eletroenergético do estado de Roraima.

Roraima se mantém como o único estado ainda desconectado do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Histórico

Até o começo de 2019, a maior parte do atendimento aos consumidores locais era feita por meio da transferência de energia de Guri.

Naquele ano, o governo de Nicolás Maduro rompeu o contrato de fornecimento por causa de uma crise energética enfrentada pelo país e desentendimentos com a gestão de Jair Bolsonaro (PL).

Com o corte do abastecimento, Roraima passou a contar basicamente com usinas térmicas movidas a óleo combustível e a gás natural.

Na avaliação de Silveira, houve “extremismo ideológico” do governo anterior e quem saiu perdendo foram os consumidores brasileiros.

De acordo com o ministro, a energia da Venezuela custa cerca de R$ 100 por megawatt-hora (MWh) e tem um benefício ambiental, por ser totalmente renovável.

RELACIONADAS

Post navigation

Previous: Rosa Weber participará da Jornada Lei Maria da Penha, em Fortaleza
Next: Programa que agiliza formalização de negócios chega a Caucaia e Itapipoca
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.