Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu
  • POLÍTICA

Em dia de apagão, Ciro culpa governo Lula pela venda da Eletrobras

Poder News 15 de agosto de 2023
Pedetista considerou a venda uma ‘sabotagem’ / Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), criticou o governo Lula ao se manifestar sobre o apagão de energia elétrica no Brasil nesta terça-feira 15.

Por meio das suas redes sociais, o político disse que a “covardia do governo Lula” levou à entrega do controle da Eletrobras ao capital privado.

“Como entregar o regime de águas – e total sensibilidade estratégica da interligação de TODO O SISTEMA – nas mãos do lucro de curtíssimo prazo? Inclusive sabotagem deve ser investigada”, escreveu o pedetista nas redes sociais.

Sem mencionar Ciro, a primeira-dama Janja da Silva rebateu o comentário nas redes sociais. “A ELETROBRAS FOI PRIVATIZADA EM 2022. Era só esse o tuite”, publicou.

O apagão afetou todas as unidades da Federação, com exceção de Roraima, nesta manhã. As causas do incidente, porém, ainda não foram divulgadas pela pasta.

Ação da AGU

Em maio, o governo Lula, por meio da Advocacia-Geral da União, acionou o Supremo Tribunal Federal contra trechos da lei que autorizou a venda da Eletrobras.

A ação contesta o dispositivo a tratar da redução na participação da União em votações no conselho da empresa.

A avaliação da AGU é que o governo federal foi prejudicado pela norma, uma vez que detém cerca de 43% das ações ordinárias.

Ao protocolar a ação no STF, a AGU ressaltou que o objetivo não é reestatizar a Eletrobras, mas resguardar o interesse público e os direitos de propriedade da União.

RELACIONADAS

Post navigation

Previous: Cid Gomes e deputados do PDT se reúnem com partidos aliados
Next: IBGE: Taxa de desocupação no Ceará recua 8,6%
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.