Uma reunião do partido Cidadania foi marcada por bate-boca e xingamentos feitos aos gritos entre os integrantes da sigla, em videoconferência realizada no sábado, 19.
Na ocasião, Roberto Freire, presidente do partido, discutiu com representantes dos diretórios nacional e regional da sigla. A reunião foi gravada e vazou na internet.
O intuito do encontro era uma votação para reestruturar a executiva nacional do partido, comandada por Freire há 31 anos.
Estava em discussão a inserção da sigla na base de apoio ao governo Lula (PT) no Congresso.
A confusão começou quando o ex-deputado federal e secretário geral da sigla, Regis Cavalcante, interrompeu Freire.
O presidente respondeu com: “Você não está dirigindo a reunião, então, por favor, respeite as pessoas. Cale a boca, Regis”.
Nas imagens, é possível ver o momento em que o também ex-deputado e secretário de turismo de Pernambuco, Daniel Coelho, sai em defesa do presidente Roberto Freire e começa a discutir com Regis.
“Picareta e cínico”, disse Coelho. Ao que Cavalcante respondeu: “Picareta é você, seu cachorro. Coelhinho de m…”. E ambos passaram a trocar ofensas como “vagabundo” e também palavrões.
Daniel acusou ainda os participantes da reunião de quererem dar um golpe para tirar Roberto Freire da presidência. No fim, a votação terminou com 13 votos a favor das eleições internas, e 11 contra.
Nota
Por nota, Freire definiu o episódio como “totalmente estranho à história do partido” e disse que, devido a uma mudança recente no estatuto, não pode se reeleger.
Por isso, propôs um congresso extraordinário para a eleição do novo presidente do Cidadania.