O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, disse nesta terça-feira, 22, que o Governo mantém o prazo do início do programa Voa Brasil ainda em agosto.
O programa tem como objetivo democratizar o acesso a passagens de avião, com custo estimado em R$ 200 por trecho voado.
O ministro destacou ainda que a medida deve inicialmente beneficiar aposentados e pensionistas. “Voa Brasil está marcado para iniciar no final de agosto”, reiterou o ministro à imprensa.
França participou da cerimônia de abertura da 17ª edição da Navalshore – Feira e Conferência da Indústria Marítima, no Rio de Janeiro.
Pelo programa, o Governo Federal se propõe a gerenciar as passagens ociosas das companhias aéreas sobretudo dos voos fora da alta temporada.
Os beneficiários terão acesso a um aplicativo e poderão comprar até duas passagens por ano, com direito a um acompanhante em cada trecho.
“Se [a pessoa] não voou nos últimos 12 meses, ela vai ter direito àquelas quatro passagens. Como é muita gente, vamos começar gradualmente. O primeiro corte seriam os aposentados e pensionistas”, afirmou França.
Parceria
De acordo com o ministro, o programa deverá operar em conjunto com o Ministério do Turismo, a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A ideia é que hotéis também ofereçam descontos nos períodos de baixa temporada, para receber os turistas beneficiados pelo programa.
Além disso, também serão feitas preparações para que os aeroportos recebam um fluxo maior de passageiros.
Pelos cálculos do Ministério, serão oferecidas pelo menos 50 mil passagens por mês a R$ 200.