O ex-deputado estadual Eudoro Santana tomou posse, na manhã deste sábado, 26, como o novo presidente do PSB no Ceará.
Em seu discurso, ele comentou sobre o desejo de filiar o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão, à sigla, tirando-o do PDT.
Nesta sexta, foi aprovada uma carta de anuência, pelo diretório estadual, para que Leitão deixe a legenda. O presidente da Alece estava presente na cerimônia de posse de Eudoro.
Hoje, o presidente nacional da sigla, André Figueiredo contestou a decisão, afirmando que o PDT Ceará não tem o poder sobre a desfiliação de Evandro.
Cerimônia
Além dele, compareceram figuras políticas do PT, PDT, PSD, MDB, PP, Republicanos, Psol e PCdoB.
Dentre eles Camilo Santana, ministro da Educação e filho de Eudoro, além do governador do Estado, Elmano de Freitas, ambos filiados ao PT.
Estiveram presentes o deputado federal Eduardo Bismarck, os presidente regionais do MDB, deputado federal Eunício Oliveira, e a emedebista Jade Romero, vice-governadora do Estado.
Além deles, o presidente do PSD-CE, Domingos Filho, também compareceu, assim como o secretário estadual das Cidades, Zezinho Albuquerque (PP) e Ronaldo Martins (Republicanos).
Por fim, a lista incluiu Alexandre Uchôa (Psol) e Luiz Carlos Paz (PCdoB).
Prefeitos filiados
No mesmo ato, alguns prefeitos assinaram ficha de filiação ao PSB.
Dentre eles os de Caucaia (Vitor Valim), Maranguape (Átila Câmara), Horizonte (Nezinho Farias), Santana do Acaraú (Chagas Mendes) e Guaiúba (Izabella Fernandes).
Também entraram no partido os prefeitos de Mulungu (Robert Viana), Novo Oriente (Nenem Coelho), Boa Viagem (José Carneiro Dantas), Milhã (Alan Macêdo), Icapuí (Raimundo Lacerda) e Pindoretama (José Maria Leite)