O Índice de Atividades Turísticas (Iatur) do Ceará cresceu 13,3% no acumulado dos últimos 12 meses, mesmo percentual observado nacionalmente.
Os dados são do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).
O resultado superou o observado pelos dois principais concorrentes regionais, Bahia e Pernambuco, que cresceram no período entre julho de 2022 e junho de 2023, respectivamente, 10,7% e 2,8%.
Já quando observado apenas o primeiro semestre deste ano, o crescimento é um pouco mais modesto, de 5,5%, abaixo do verificado no Brasil como um todo, que avançou 8,6%.
Na série histórica, dos últimos 10 anos, em outros dois períodos, o turismo cearense cresceu acima das médias nacional, baiana e pernambucana.
O primeiro foi verificado em 2014, quando o Ceará teve crescimento dessa atividade na ordem de 20,7%, ante 11,3% do registrado na Bahia; 4,4% no Brasil, e 0,5% em Pernambuco.
No cenário nacional, dos 12 estados monitorados pelo Iatur, que tem como base a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Ceará ficou na 5ª posição, atrás de Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Santa Catarina.