A disputa pela vaga da ministra Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal está entre dois candidatos: o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas.
Segundo a CNN Brasil, fontes próximas dos bastidores da disputa afirmaram que ambos contariam com a confiança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de alas importantes do PT.
Messias foi assessor do senador Jaques Wagner e da ex-presidente Dilma Rousseff. É visto com receio por setores mais progressistas por ser evangélico, mas é considerado comprometido com as bandeiras do PT.
Dantas é o preferido do mundo político e já demonstrou sua lealdade a Lula com decisões muito firmes contra o ex-presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia e em outros temas.
Rosa Weber deixará a Corte até o dia 2 de outubro, quando completa 75 anos.
Diversidade
Os votos mais recentes de novo ministro Cristiano Zanin, ligados a pautas mais conservadoras, também aumentaram o clamor da esquerda por uma mulher negra na vaga de Rosa.
A primeira-dama Janja da Silva fez um comentário nas redes sociais no fim de semana sobre o meme que comparava Zanin ao ministro André Mendonça: “engraçado, mas também um pouco trágico”.
Fontes que acompanham o assunto de perto dizem que Lula não descartou totalmente uma mulher para o STF, mas não encontrou nenhuma que seja da sua estrita confiança.
Segundo um ministro da Suprema Corte, para o presidente a confiança é hoje o principal fator.