O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), participou de cerimônia com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Banco do Nordeste do Brasil (BNB), em Fortaleza, nesta sexta-feira, 1º.
Na última passagem de Lula pela capital cearense, o gestor, através de sua assessoria, alegou estar com síndrome gripal, o que o impediria de ir à cerimônia de lançamento de programas na educação, no Centro de Eventos.
Na entrada de Lula, acompanhado do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), um gesto chamou atenção. Sarto ficou na segunda fileira de autoridades.
O líder do Governo Lula na Câmara, o deputado federal José Guimarães (PT), que estava na outra ponta, se levantou e cumprimentou Sarto.
Crítico do prefeito, Guimarães é uma das principais lideranças do PT no Estado e participa das articulações para definir o candidato da legenda à Prefeitura de Fortaleza.
O partido deve ter candidatura própria em 2024.
Conflitos recorrentes
Desde o início do atual Governo, Sarto e Elmano têm protagonizado embates entre as gestões municipal e estadual em diversas searas; dentre elas divergências sobre obras públicas, saúde e outros.
Sarto é parte da ala do PDT próxima a Ciro Gomes (PDT), que rompeu com Lula e tem atuado na oposição ao governo do petista desde que assumiu a Presidência, em 2022.