Durante entrega do Prêmio Destaque Político Prefeitos 2023, o Senador se posicionou a favor do Projeto Santa Quitéria.
O Projeto Santa Quitéria (PSQ), que irá , além de contribuir para o fortalecimento da segurança alimentar da região, segue ganhando apoio entre autoridades cearenses.
O ex-governador do Ceará, e hoje senador federal, Cid Gomes (PDT), se posicionou a favor do Projeto Santa Quitéria (PSQ).
Iniciativa se propõe a produzir fertilizantes e fosfato bicálcico para ração animal com o objetivo de abastecer as propriedades rurais do Norte e Nordeste.
O intuito é diminuir a dependência brasileira de importação de fertilizantes, e com grande importância na segurança alimentar do país.
Fala de Cid ocorreu durante o Prêmio Destaque Político Prefeitos 2023, evento que homenageou 36 gestores destaques na administração de municípios cearenses.
Declarações
Na ocasião, o senador afirmou que a produção de fosfato irá beneficiar diversas cadeias produtivas do estado e do País, além de gerar emprego e renda para os municípios da região do empreendimento.
“Eu sou a favor. O Brasil importa 80% do fosfato que consumimos. Lá em Itataia, o urânio é uma fração de menos de 1%, e o que tem lá que vai valer a pena, vai gerar emprego e renda para os municípios é o fosfato, base para a indústria de fertilizantes”, disse.
Cid Gomes também falou sobre a questão do urânio, reforçando que, no projeto, não haverá enriquecimento.
“Há uma grande confusão nessa história de urânio. Na natureza ele não faz mal a ninguém, tanto é que está lá (na Fazenda Itataia, em Santa Quitéria)”, explicou o senador.
No fim de 2022, o ex-governador Camilo Santana, atual ministro da Educação, também se posicionou favorável ao Projeto Santa Quitéria.
O PSQ está em fase de licenciamento e tem investimento estimado em R$ 2,3 bilhões e, quando estiver em operação, irá gerar cerca de 2,8 mil empregos diretos e indiretos.