Será implantada, durante esse mês de setembro, pela Prefeitura de Fortaleza, uma campanha voltada à promoção do respeito às regras de trânsito e adoção de velocidade segura.
O objetivo é conscientizar a população sobre os principais fatores de risco de acidentes nos deslocamentos e tornar as vias mais seguras para todos.
As peças começaram a ser exibidas no domingo, 3, em emissoras de TV e rádio, redes sociais e mídia externa, como painéis digitais e busdoor.
Nelas, é destacado que políticas públicas desenvolvidas na cidade resultaram em oito anos consecutivos de redução de mortes nas vias.
“A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) apontou uma redução de 68,1% na média de acidentes com mortes e 29,7% no índice de atropelamentos em avenidas contempladas pela política pública”, diz o anúncio.
Sobre a iniciativa, o prefeito José Sarto (PDT), evidencia o papel do cidadão na redução de sinistros a partir da mudança de comportamento.
“Temos o compromisso com a segurança de todos no ir e vir. Um cuidado que reflete na busca incansável por soluções inovadoras, colocando a segurança e a vida do fortalezense em primeiro lugar”, afirmou.
Outros dados
Cerca de 60 vias possuem o limite de velocidade readequado para 50 km/h em Fortaleza.
Além disso, a cidade alcançou em 2022 o oitavo ano consecutivo de redução de mortes no trânsito. Foram 158 óbitos nas vias da cidade com taxa de mortalidade de 6,5 para cada 100 mil habitantes.
O número é 58% menor em relação ao do ano de 2014, no qual 377 pessoas perderam a vida e 1.086 vidas foram salvas desde então.
De acordo com Antônio Ferreira, superintendente da AMC, os resultados devem partir tanto do Governo como da população.
Para ele, o poder público deve implementar políticas públicas integradas que contemplem a engenharia de tráfego, educação para o trânsito e fiscalização.
“A população faz a sua parte obedecendo a legislação e consciente dos fatores que elevam os riscos no deslocamento”, afirmou.