

Das três cadeiras de senador a que todo estado tem direito, as hoje ocupadas por Cid Gomes (PDT) e Eduardo Girão (Novo) estarão em disputa, daqui a três anos. O mandato de Camilo Santana (PT) vai até 2030.
Siga o Poder News no Instagram
Cid e Girão poderão concorrer à reeleição; o líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, José Nobre Guimarães (PT) pretende entrar na briga, e o ex-presidente do Senado, deputado federal Eunício Oliveira (MDB), quer voltar à Casa.
Cada um dos quatro conhece de perto pelo menos um dos itens do tripé dinheiro, poder e prestígio. Só isso já garante muita adrenalina aos que pretendem ir – ou voltar – para o céu sem morrer – como é dito sobre os senadores eleitos.
Nos últimos dias, a lista recebeu o nome da ex-prefeita Luizianne Lins (PT). Motivo: um pouco provável prêmio de consolação, para o caso de a deputada ser rifada na tentativa de se candidatar à sucessão do prefeito José Sarto (PDT).
Ainda falta muito tempo. Ainda teremos acirrados enfrentamentos por prefeituras municipais. Mas um ponto já está claro: 2024 será um ensaio geral para as eleições majoritárias seguintes.
Tanto que Cid, Girão, Guimarães, Eunício e Luizianne já começam a colocar em prática suas estratégias.