![](https://podernews.com.br/wp-content/uploads/2023/09/divida.jpg)
A Pesquisa de Endividamento do Consumidor de Fortaleza mostra que 75,7% dos consumidores da capital cearense estão endividados.
Siga o Poder News no Instagram
O percentual é referente ao bimestre setembro/outubro de 2023 e apresenta uma leve redução de 0,4 pontos percentuais em relação ao resultado do bimestre anterior (76,1%).
Também se encontra abaixo do índice observado no mesmo período do ano passado (76,6%).
O levantamento é realizado pela Fecomércio-CE, por intermédio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC).
A incidência de consumidores com contas pendentes ou dívidas em atraso registrou um aumento de 1,3 ponto percentual, passando de 22,4% no bimestre julho/agosto para 23,7% no período atual.
Essa tendência reflete as dificuldades enfrentadas para cumprir obrigações financeiras, com impactos mais pronunciados entre as mulheres, com 23,9% dos entrevistados deste grupo admitindo a presença de contas em atraso.
Além disso, destacam-se os consumidores com idade acima de 35 anos, com uma proporção de 26,5%, e aqueles pertencentes ao estrato de renda familiar mensal de até cinco salários-mínimos, com 24,5%.
Justificativa
O tempo médio de atraso é de 80 dias e a principal justificativa para o não pagamento das dívidas é o desequilíbrio financeiro, citado por 48,3% dos entrevistados.
O segundo motivo mais mencionado é a necessidade de se adiar o pagamento, para uso dos recursos em outras finalidades, com 45,7% das respostas, seguido da contestação das obrigações (4,2%) e da perda de prazo por esquecimento (1,8%).