
Será lançado, durante a Feira do Cordel Brasileiro, nos dias 19 a 21 de outubro, o livro Pretas e Pretos na Literatura de Cordel, do jornalista Alberto Perdigão.
A coleção inédita contempla dez artigos que analisa narrativas do folheto da literatura de cordel sobre temas da negritude.
Dentre as temáticas abordadas estão racismo, a escravidão e a abolição.
Artigos tratam da luta de “princesas” e de “rainhas” pretas por liberdades e direitos, da valentia de guerreiros negros apagados da história oficial e do heroísmo de abolicionistas.
Também são inclusos temas que são discutidos na mídia como o descumprimento da Lei 10.639 e assassinato da vereadora Marielle Franco.
A compra antecipada pode ser feita na plataforma abacashi.com.
O escritor
Além de jornalista, Alberto Perdigão é escritor, professor, mestre em políticas públicas e sociedade, além de militante do direito à comunicação e à cultura, com ênfase na comunicação alternativa e na literatura popular.
Ano passado, o escritor lançou a obra “Política e Literatura de Cordel – o folheto como mídia informativa alternativa, popular e contra-hegemônica”, com 12 artigos.
“Desta vez, é uma continuação, olhando especificamente conteúdo de folhetos que trazem temas relacionados à negritude”, comenta.
Serviço
Lançamento Pretas e Pretos na Literatura de Cordel durante a Feira do Cordel Brasileiro
Data: 19 a 21 de outubro
Compra antecipada: https://abacashi.com/p/pretos-e-pretas-na-literatura-de-cordel